Celebrando a Diversidade Global: O 43º Festival das Nações na Escola das Nações

Comunidade Nations presencia um mosaico de culturas: unindo educação, celebração e multiculturalismo

Em 9 de março de 2024, a Escola das Nações sediou seu 43º Festival das Nações, uma celebração anual dedicada a fomentar uma profunda apreciação pela diversidade global. Este evento vibrante, realizado no campus da sede, conseguiu integrar cultura, festividade e educação em uma experiência enriquecedora para toda a comunidade escolar. Ao destacar as histórias, costumes, línguas, artes, religiões, vestimentas e tradições culinárias de vários países, o festival serviu como uma plataforma dinâmica para exibir o rico mosaico cultural do mundo.

No coração do festival deste ano esteve a participação ativa dos alunos de cada série, que se engajaram em aprendizado baseado em projetos para representar e pesquisar 16 países em todas as etapas educacionais, do Berçário 2 ao 12º ano. Alunos da Educação Infantil mergulharam nas culturas da Irlanda, China, Sudão, Espanha e Equador, enquanto os alunos do Ensino Fundamental exploraram Nigéria, Moçambique, Guatemala e Japão. Estudantes do Ensino Médio apresentaram Romênia, Indonésia e Suécia, e alunos do Ensino Médio trouxeram à vida as tradições da Alemanha, Itália, Jamaica e Estados Unidos.

Este evento não apenas destacou o valor fundamental da escola, Unidade na Diversidade, mas também capitalizou sobre a composição multicultural de seu corpo estudantil, que abrange mais de vinte e cinco nações. Desde o início do ano letivo, os alunos imergiram no estudo da cultura, história e normas sociais do país escolhido, visando cultivar um profundo entendimento e respeito pelas culturas globais.

Demonstrações de Aprendizado

O Festival das Nações transcendeu meras exposições culturais; foi um espaço para aprendizado. Os alunos não se limitaram à dança e ao traje tradicional; seus projetos incluíram estudos detalhados de artes, marcos históricos, poetas e escritores notáveis, bem como a significância matemática, histórica e geográfica de seus países escolhidos. Esta abordagem garantiu uma exploração holística do patrimônio cultural, enfatizando a natureza multifacetada do aprendizado e do entendimento.

O sucesso do festival foi evidenciado pela presença de 1.834 participantes, incluindo alunos, familiares, funcionários e ex-alunos, que coletivamente experimentaram a beleza e diversidade de nosso mundo.

Veja neste álbum de fotos, ou no Nations App, os momentos capturados do Festival das Nações de 2023-24.