Escola das Nações Celebra o Dia dos Povos Indígenas com Atividades Educativas

Alunos do Nursery ao Grade 5 participam de uma semana de exploração cultural para homenagear o patrimônio indígena do Brasil

No dia 19 de abril, a Escola das Nações comemorou o Dia dos Povos Indígenas, uma data estabelecida em 1943 para homenagear a diversidade e os direitos das populações indígenas do Brasil e promover de maneira mais ampla o respeito e o reconhecimento entre a comunidade. Na Nations, o dia é marcado pela tradição de aprendizado e conscientização, envolvendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.

Educação Infantil

Durante a semana, as professoras do Departamento de Português da Educação Infantil promoveu uma série de atividades. Os alunos do Nursery 2 ao Grade 1 participaram de rodas de leitura, engajaram-se em desenhos e se aprofundaram em jogos tradicionais indígenas como a peteca. Eles também ganharam insights sobre a vida diária e a cultura das comunidades indígenas, explorando aspectos como suas moradias e estilos de vida.

Ensino Fundamental II

As atividades continuaram para os estudantes do Grade 2 ao 5. Na quinta-feira, 18 de abril, a escola recebeu a Sra. Potira Hermuche, mãe de alunos da Nations que possui experiência com tribos e reservas indígenas. A Sra. Hermuche compartilhou suas experiências com os alunos e ensinou um pouco da cultura e da rotina de pessoas indígenas.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de jogar peteca, um dos jogos tradicionais indígenas, promovendo ainda mais o entendimento e a apreciação dessa cultura. Adicionalmente, a equipe da cozinha da escola contribuiu para as atividades do dia, preparando um lanche especial inspirado na culinária indígena brasileira

A Escola das Nações valoriza a unidade na diversidade, e proporcionar aos alunos conhecimento sobre diferentes culturas e etnias é crucial para fomentar esse sentimento e aumentar a conscientização da comunidade escolar.