Foi uma honra para a Escola das Nações sediar um Seminário Internacional de projetos e instituições educacionais inspirados na fé Bahá'í, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Social e Econômico do Bahá'í World Centre (OSED). O Sr. Pejman Samoor e a Sra. Elisa Caney, Membros do Conselho Consultivo do OSED, promoveram os dois seminários em Brasília. O primeiro ocorreu de 20 a 22 de outubro na Escola das Nações e incluiu um fórum de escolas, universidades e projetos educacionais Bahá'í na região. O evento contou com vinte e nove participantes do Brasil, Bolívia, Equador e Costa Rica. O segundo seminário teve duração de três dias e foi realizado fora do câmpus, de 23 a 25 de outubro. O principal foco foi o estudo dos princípios da ação social com base em um documento sobre o assunto compilado pelo OSED em 2012.
Durante o evento de três dias na Escola, os participantes fizeram apresentações sobre a natureza e os objetivos de seus projetos, refletiram sobre a história e o propósito dos projetos educacionais Bahá'í, os componentes da capacitação institucional e o desenvolvimento do Junior Youth Programs em diversos países.
Dentre os participantes, citamos representantes das Instituições Bahá'í: dois Membros do Conselho do OSED, representantes da Assembleia Nacional Espiritual dos Bahá'ís do Brasil, do Escritório Internacional do Programa de Pré-Jovens e dos Centros de Aprendizagem Canoas/RS e Brasília.
As seguintes instituições e projetos educacionais (número de participantes entre parênteses) fizeram parte do evento.
Universidad Nur em Santa Cruz, Bolívia (3)
Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra (UTEPSA) (1)
Affinity Arts School de Brasília (3)
Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM) (5)
Projeto Monte Carmelo em São Paulo
Escola Olavo Novais, localizada em Salvaterra, Marajó-Pará, Brasil (1)
Escola das Nações (8)
Tivemos discussões sobre a importância do professor como modelo e guia moral para o desenvolvimento integral dos jovens.
"O professor norteia a moralidade na sociedade. Ele é o promotor dos valores morais e um vitalizador espiritual na comunidade. Ocupando uma posição de destaque por seu alto padrão de conduta, o professor ajuda as crianças a construir a base de um caráter nobre e honesto e nutre suas faculdades morais..."
"O professor é o promotor do bem-estar da comunidade em todas as dimensões - física, social e espiritual."
Compartilhamos experiências e histórias sobre nossas alegrias, triunfos e desafios em superar a adversidade durante o desenvolvimento de projetos sociais/econômicos para o avanço da educação.
Em nossas reflexões, abordamos a importância do desenvolvimento e da mudança por meio do aprendizado. Exploramos o desafio e a necessidade de trabalhar com coerência. As nossas ações devem refletir nossos princípios e a nossa visão. Nossos esforços devem ser coordenados e integrados para criar condições orgânicas de evolução conforme as citações a seguir.
Modo de Aprendizado na Prática e Alcance da Coerência Moral
"O modo de operação adotado na área de desenvolvimento social e econômico, compartilhado com outras áreas da atividade Bahá'í, é o modo de aprendizado na prática. Quando os esforços são realizados em um modo de aprendizado - caracterizado por ação, reflexão, consulta e estudo constantes - as visões e estratégias são reavaliadas repetidamente." OSED 2012
"Alcançar um nível cada vez maior de coerência, tanto dentro de cada área de empenho da comunidade Bahá'í quanto entre uma área e outra, é claramente uma de nossas principais preocupações. Isso nos indica que as áreas de atividade devem ser complementares e integradas, além de apoiar umas as outras. Além disso, implica a existência de um ponto comum, uma estrutura abrangente que molda as atividades, evolui e se torna mais elaborada conforme ganhamos experiência." OSED 2012
Teremos o prazer de repassar a toda a comunidade informações e contribuições obtidas nos seminários. Entre os principais benefícios, destacamos fortalecer nossa relação com instituições e projetos que têm pontos em comum conosco e formar uma rede colaborativa.
Os participantes elogiaram a simpatia de nossa equipe e o nosso câmpus. Sentiram-se acolhidos e bem-vindos!