Seminário Internacional de Projetos Educacionais Bahá'í

Foi uma honra para a Escola das Nações sediar um Seminário Internacional de projetos e instituições educacionais inspirados na fé Bahá'í, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Social e Econômico do Bahá'í World Centre (OSED). O Sr. Pejman Samoor e a Sra. Elisa Caney, Membros do Conselho Consultivo do OSED, promoveram os dois seminários em Brasília. O primeiro ocorreu de 20 a 22 de outubro na Escola das Nações e incluiu um fórum de escolas, universidades e projetos educacionais Bahá'í na região. O evento contou com vinte e nove participantes do Brasil, Bolívia, Equador e Costa Rica. O segundo seminário teve duração de três dias e foi realizado fora do câmpus, de 23 a 25 de outubro. O principal foco foi o estudo dos princípios da ação social com base em um documento sobre o assunto compilado pelo OSED em 2012.

Durante o evento de três dias na Escola, os participantes fizeram apresentações sobre a natureza e os objetivos de seus projetos, refletiram sobre a história e o propósito dos projetos educacionais Bahá'í, os componentes da capacitação institucional e o desenvolvimento do Junior Youth Programs em diversos países.

Dentre os participantes, citamos representantes das Instituições Bahá'í: dois Membros do Conselho do OSED, representantes da Assembleia Nacional Espiritual dos Bahá'ís do Brasil, do Escritório Internacional do Programa de Pré-Jovens e dos Centros de Aprendizagem Canoas/RS e Brasília.

As seguintes instituições e projetos educacionais (número de participantes entre parênteses) fizeram parte do evento.

• Universidad Nur em Santa Cruz, Bolívia (3)

• Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra (UTEPSA) (1)

• Affinity Arts School de Brasília (3)

• Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM) (5)

• Projeto Monte Carmelo em São Paulo

• Escola Olavo Novais, localizada em Salvaterra, Marajó-Pará, Brasil (1)

• Escola das Nações (8)

Tivemos discussões sobre a importância do professor como modelo e guia moral para o desenvolvimento integral dos jovens.

"O professor norteia a moralidade na sociedade. Ele é o promotor dos valores morais e um vitalizador espiritual na comunidade. Ocupando uma posição de destaque por seu alto padrão de conduta, o professor ajuda as crianças a construir a base de um caráter nobre e honesto e nutre suas faculdades morais..."

"O professor é o promotor do bem-estar da comunidade em todas as dimensões - física, social e espiritual."

Compartilhamos experiências e histórias sobre nossas alegrias, triunfos e desafios em superar a adversidade durante o desenvolvimento de projetos sociais/econômicos para o avanço da educação.

Em nossas reflexões, abordamos a importância do desenvolvimento e da mudança por meio do aprendizado. Exploramos o desafio e a necessidade de trabalhar com coerência. As nossas ações devem refletir nossos princípios e a nossa visão. Nossos esforços devem ser coordenados e integrados para criar condições orgânicas de evolução conforme as citações a seguir.

Modo de Aprendizado na Prática e Alcance da Coerência Moral

"O modo de operação adotado na área de desenvolvimento social e econômico, compartilhado com outras áreas da atividade Bahá'í, é o modo de aprendizado na prática. Quando os esforços são realizados em um modo de aprendizado - caracterizado por ação, reflexão, consulta e estudo constantes - as visões e estratégias são reavaliadas repetidamente." OSED 2012

"Alcançar um nível cada vez maior de coerência, tanto dentro de cada área de empenho da comunidade Bahá'í quanto entre uma área e outra, é claramente uma de nossas principais preocupações. Isso nos indica que as áreas de atividade devem ser complementares e integradas, além de apoiar umas as outras. Além disso, implica a existência de um ponto comum, uma estrutura abrangente que molda as atividades, evolui e se torna mais elaborada conforme ganhamos experiência." OSED 2012

Teremos o prazer de repassar a toda a comunidade informações e contribuições obtidas nos seminários. Entre os principais benefícios, destacamos fortalecer nossa relação com instituições e projetos que têm pontos em comum conosco e formar uma rede colaborativa.

Os participantes elogiaram a simpatia de nossa equipe e o nosso câmpus. Sentiram-se acolhidos e bem-vindos!