Dia da Consciência Negra


“Lembre o dia 20 de novembro!” Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia da História Negra. É uma data celebrada anualmente no Brasil. Apesar do fato de que a história afro-brasileira se tornou parte do currículo educacional a partir de 2003, quantas vezes paramos para refletir sobre aimportância dos negros para nossa cidade ou nosso País?

Um dos valores institucionais da Escola das Nações é a unidade na diversidade. No Ensino Fundamental 2, houve uma palestra para os alunos sobre as ricas contribuições que recebemos da África e as influências da cultura afro em nossa vida diária. O foco foi ajudar os estudantes a refletir sobre as ferramentas que esta geração tem para eliminar preconceito e honrar a memória do Zumbi dos Palmares, um ex-escravo e líder que ofereceu refúgio a outros.

Francisco, capturado aos 7 anos, fugiu para o Quilombo dos Palmares quando tinha 15 anos. Ali, foi renascido como “Zumbi”, dedicando a vida para a promoção de justiça e equidade racial.

Os alunos amarraram pedaços de tecido colorido, criando um símbolo-gigante em celebração do dia. As turmas discutiram a beleza da história negra e as influências na sociedade atual.

#612

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo