Um Arco-íris de Virtudes

Nosso programa “Hábitos do Coração”, da Educação Infantil ao Ensino Médio, ajuda os alunos a desenvolver comportamento ético e moral

Do Nursery ao Grade 5, reforçamos o ensino de valores por meio dos modelos curriculares chamados “Hábitos do Coração” e “Virtudes para a Vida”. Esses modelos ensinam a desenvolver e aplicar valores e virtudes tanto individualmente quanto entre amigos e familiares. Além disso, oferecem incentivo aos alunos a se envolver em projetos e serviços comunitários. Ambos os currículos são elaborados de forma que os estudantes encontrem o suporte necessário para se tornarem membros ativos no processo de desenvolvimento pessoal, isto é, no exercício rotineiro das virtudes.

“Hábitos do Coração”, ou virtudes, envolvem paciência, bondade, humildade entre outros atributos que imergem os alunos em um ambiente acadêmico que cultiva aprendizados para a vida - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Esses aprendizados estimulam a consolidar virtudes no coração dos nossos estudantes, ajudando-os a aplicar princípios morais em casa, na escola, em sua comunidade e na futura carreira profissional.

Workshop de Virtudes

A Escola das Nações começou a oferecer o “Workshop de Virtudes”, um programa integrado desenvolvido para os pais/ responsáveis de crianças da Educação Infantil. Tem o objetivo de compartilhar conceitos e ideias relacionados à virtude que os pequenos vão aprender no mês.

Nos workshops, nossa coordenadora de Educação Moral e Cidadania Global, Ms. Neryangela Samoori, explica como os conceitos ensinados têm inspiração nos princípios Bahá´í e são respaldados por teorias científicas e sociais do comportamento humano. Os familiares ainda participam de atividades de grupo que podem aplicar em casa com os filhos a fim de reforçar os “Hábitos do Coração”.

Mais de 250 crianças fazem parte do programa “Hábitos do Coração” na Educação Infantil. Todo mês, Ms. Samoori planeja atividades de sala de aula para que elas participem e aprendam mais sobre o “Hábito do Coração” trabalhado. Professores trazem músicas, preces e histórias que complementam as atividades. Os alunos já exploraram sete virtudes desde o início do ano letivo.

Neste ano, o número de pais/responsáveis interessados no “Workshop de Virtudes” teve significativo aumento - uma média de trinta pessoas por encontro. Enviamos convites dias antes de cada workshop. Todos são convidados a participar.