Hábitos saudáveis e exercícios físicos são aliados na luta contra epidemia do novo vírus

Com o fechamento de academias e as medidas públicas de isolamento social, muitos estão em dúvida sobre o que fazer com a rotina de exercícios. Seja com polichinelos no quarto ou com abdominais sobre o tapete da sala, as atividades físicas não podem parar! São importantes para fortalecimento dos ossos e músculos, respostas cerebrais e manutenção do peso ideal do corpo. E você sabia que a prática de exercícios também aumenta nossa imunidade?
É o que aponta o artigo “Influências do exercício na resposta imune” publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME). Segundo os autores, a população que pratica exercícios físicos apresentou menor incidência de doenças bacterianas e virais.
Para Paulo Santiago, professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP, a prática de atividades físicas é especialmente importante agora, em período de contágio do novo coronavírus. Em entrevista ao Jornal da USP, ele explica que há melhor resposta imunológica em pessoas que praticam atividades físicas moderadas e regulares. No entanto, pede cuidado para evitar os excessos.
“Atividades físicas de alta intensidade e de forma não regular podem causar um estado transitório de imunodepressão e tornar o indivíduo mais vulnerável a infecções e doenças das vias respiratórias, como o coronavírus.”
Em outro artigo, publicado na revista acadêmica norte-americana Exercise and Sport Sciences Reviews, aponta-se que exercício de intensidade moderada, além de melhorar a resposta imunológica, reduz o “risco e a gravidade de infecções virais respiratórias”.
Com o intuito de promover hábitos saudáveis entre nossa comunidade escolar, a equipe de Educação Física oferece algumas valiosas orientações para sua sessão de exercícios físicos em casa!
Evite contato social. Há muitas formas criativas de exercícios que você pode fazer sozinho dentro de casa que são tão eficientes quanto exercícios de academia.
Vista roupas leves e adequadas. O uso de roupas apropriadas para atividades físicas é importante para deixar seu corpo transpirar naturalmente e, assim, eliminar as toxinas. Dê preferência a materiais como suplex, tactel e dri-FIT, e lembre-se de calçar meias e tênis.
Beba água. Nosso corpo elimina grande quantidade de água e sais minerais essenciais por meio do suor durante a prática de atividades físicas. Por isso, a importância de se hidratar durante o exercício.
Respeite limites do corpo. Não exagere nos exercícios. Comece com calma e esteja atento às respostas do corpo.
Busque exercícios conhecidos. Cuidado com exercícios desconhecidos e de difícil execução.
Priorize movimentos físicos mais simples. Maior complexidade pode implicar maior risco de lesões.
Descanse. Se notar algum sintoma como febre, tosse e/ou falta de ar, suspenda os exercícios imediatamente.
Ficou em dúvida ou precisa de alguma orientação? Envie e-mail para athletics@edn.org. Nosso departamento de Educação Física está à disposição