Exercitar-se e Prevenir: Importância das atividades físicas contra o coronavírus

Hábitos saudáveis e exercícios físicos são aliados na luta contra epidemia do novo vírus


Com o fechamento de academias e as medidas públicas de isolamento social, muitos estão em dúvida sobre o que fazer com a rotina de exercícios. Seja com polichinelos no quarto ou com abdominais sobre o tapete da sala, as atividades físicas não podem parar! São importantes para fortalecimento dos ossos e músculos, respostas cerebrais e manutenção do peso ideal do corpo. E você sabia que a prática de exercícios também aumenta nossa imunidade?


É o que aponta o artigo “Influências do exercício na resposta imune” publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME). Segundo os autores, a população que pratica exercícios físicos apresentou menor incidência de doenças bacterianas e virais.


Para Paulo Santiago, professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP, a prática de atividades físicas é especialmente importante agora, em período de contágio do novo coronavírus. Em entrevista ao Jornal da USP, ele explica que há melhor resposta imunológica em pessoas que praticam atividades físicas moderadas e regulares. No entanto, pede cuidado para evitar os excessos.


“Atividades físicas de alta intensidade e de forma não regular podem causar um estado transitório de imunodepressão e tornar o indivíduo mais vulnerável a infecções e doenças das vias respiratórias, como o coronavírus.”

Em outro artigo, publicado na revista acadêmica norte-americana Exercise and Sport Sciences Reviews, aponta-se que exercício de intensidade moderada, além de melhorar a resposta imunológica, reduz o “risco e a gravidade de infecções virais respiratórias”.


Com o intuito de promover hábitos saudáveis entre nossa comunidade escolar, a equipe de Educação Física oferece algumas valiosas orientações para sua sessão de exercícios físicos em casa!


  • Evite contato social. Há muitas formas criativas de exercícios que você pode fazer sozinho dentro de casa que são tão eficientes quanto exercícios de academia.

  • Vista roupas leves e adequadas. O uso de roupas apropriadas para atividades físicas é importante para deixar seu corpo transpirar naturalmente e, assim, eliminar as toxinas. Dê preferência a materiais como suplex, tactel e dri-FIT, e lembre-se de calçar meias e tênis.

  • Beba água. Nosso corpo elimina grande quantidade de água e sais minerais essenciais por meio do suor durante a prática de atividades físicas. Por isso, a importância de se hidratar durante o exercício.

  • Respeite limites do corpo. Não exagere nos exercícios. Comece com calma e esteja atento às respostas do corpo.

  • Busque exercícios conhecidos. Cuidado com exercícios desconhecidos e de difícil execução.

  • Priorize movimentos físicos mais simples. Maior complexidade pode implicar maior risco de lesões.

  • Descanse. Se notar algum sintoma como febre, tosse e/ou falta de ar, suspenda os exercícios imediatamente.


Ficou em dúvida ou precisa de alguma orientação? Envie e-mail para athletics@edn.org. Nosso departamento de Educação Física está à disposição

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