Vencedora do “Brasília Photo Show”

Lara Paiva, aluna do Grade 12, conquistou o 1º lugar no Festival de Fotografia de Brasília 2019-20. Ela competiu na categoria Neo Prize para participantes menores de 18 anos.

“Brasília Photo Show” é um concurso internacional de fotografia que envolve fotógrafos profissionais e amadores. Fotógrafos competem em vinte diferentes categorias, cada uma com tema e diretrizes específicos - levando em consideração, por exemplo, equipamentos usados (drone, celulares, câmera digital).

Em 2018, doze mil pessoas enviaram trabalhos. Fotógrafos locais e estrangeiros tiveram fotos publicadas e postadas nas mídias sociais, gerando mais de vinte milhões de visualizações.

Lara enviou duas fotos feitas com câmera digital- uma chamada “Voo” e outra chamada “Pôr do Sol na Rua” - dois momentos distintos, porém marcantes. O primeiro é uma borboleta voando no Jardim Botânico de Brasília, e o outro é um pôr do sol visto de uma rua em Ribeirão Preto, São Paulo.

Lara conquistou o primeiro lugar pela foto “Voo”. Além disso, recebeu certificado de reconhecimento de seu talento, livro oficial do “Brasília Photo Show 2019/20” e dispositivo fotográfico (câmera ou smartphone).

Por que escolheu essas duas fotos para o concurso? Elas simbolizam algo para você? Escolhi as duas fotos porque elas me trazem memórias boas. A foto da borboleta evoca tranquilidade e simplicidade, enquanto a foto do pôr do sol retrata uma rua supermovimentada e agitada. Agora eu percebo que, de certa forma, elas são opostas- uma bem pessoal e intimista, e a outra que te joga no meio da ação. Também gosto muito delas porque fazem uso do meu recurso favorito na fotografia: brincar com luz de forma exagerada, fazendo flares etc.

Pretende seguir carreira na área de fotografia? Como muitos adolescentes da minha idade, eu não sei exatamente o que quero fazer como carreira depois da faculdade. Eu me interesso muito por comunicação, o que de certa forma envolve jornalismo, que, por sua vez, inclui fotografia. Mas, independentemente disso, sei que sempre vou ter a fotografia como meu passatempo favorito e como grande refúgio para o estresse do dia a dia.

Acredita que a Escola a tenha ajudado, de alguma forma, nessa conquista? Se sim, como? Eu certamente acredito que a Escola me ajudou nessa conquista. Foi minha professora de Artes, Diana Bracarense, que me encorajou a me inscrever no concurso! Ela até me ajudou a escolher as fotos. A Escola também estimula minha fotografia oferecendo momentos para fotografar eventos. Fora isso, acho que nós temos um grande senso de comunidade, e muitos dos meus colegas vêm sempre apoiando minhas fotografias.