Clubes nos Grades 6-12: Onde os Alunos se Encontram

Um dos grandes pilares da educação holística na Escola das Nações é "Aprender a viver Juntos". Os jovens dos Grades 6-12 vivem um momento em que a independência e o poder de tomar decisões são fatores que incentivam o aprendizado. Eles estão descobrindo a identidade pessoal, emitindo mais opiniões sobre o que os cercam, tentando se encaixar no meio a que acreditam pertencer.

Desde o ano passado, estudantes dos Grades 6-12 têm trabalhado em clubes depois do horário das aulas. Os clubes lhes dão oportunidades de escolher temas e áreas que querem explorar mais. Eles escolhem, portanto, de que clube(s) querem fazer parte.

A maior parte dos clubes é liderada por alunos, e tem pessoas-chave (funcionários ou professores) como facilitadores. Foi realizada uma assembleia para divulgar os clubes e apresentar detalhes sobre o que é cada um, quando os membros se encontram, como podem se envolver.

O tempo dedicado a atividades e reuniões dos clubes é contado como horas de serviço. Todos os alunos da Escola precisam ter um mínimo de 60 horas de serviço para receber o diploma ao final do Ensino Médio.

Seguem descrições dos clubes.

• Clube de Astronomia: O Clube de Astronomia é voltado para estudantes cujo nível de inteligência está fora deste mundo! Oferece oportunidade de explorar o universo de forma não disponível no currículo tradicional. A meta é dar oportunidade de propor "grandes questionamentos" sobre o universo e orientar para respostas. Pretendemos participar da OBA (Olimpíada Brasileira de Aeronáutica e Astronomia), construindo e lançando foguetes; pesquisando assuntos atuais de Física e Astronomia para enriquecer o aprendizado dos nossos membros.

• Clube de Camping: O Clube de Camping tem o objetivo de ajudar os alunos a explorar mais o ambiente externo, enquanto aprendem como agir ao ar livre. Vamos planejar os acampamentos, em torno de quatro por ano, aprender a montar um camping, o que fazer ao redor e como sobreviver durante um fim de semana fora. Esse clube é a melhor oportunidade para uma aventura divertida e desafiadora.

• Clube de Conquistas Femininas: A intenção é incentivar as jovens a concretizar os sonhos. Pesquisas demonstram que meninas, geralmente, hesitam em se envolver em turmas de níveis elevados que focam matemática, ciências e engenharia. Enfrentar o "papel masculino" e suas expectativas pode ser difícil para algumas pessoas. A meta do clube é pesquisar sobre mulheres poderosas na sociedade tanto em tempos passados como na atualidade.

• Clube de Jornalismo: Os alunos dos Grades 6-12 têm oportunidade de escrever textos sobre o mundo e a Escola, bem como sobre cultura, jogos, seriados, resenhas de livros e compartilhar textos produzidos por eles. Enfim, a criação de gêneros como notícia, reportagem, artigo, entrevista... sob a orientação do Departamento de Comunicação. Para as entrevistas, por exemplo, são orientados a propor perguntas investigativas e a vivenciar dinâmicas de um jornal real ou de uma empresa de blogue. Visite nosso blogue em thenationsink.com .

• Clube LEADS (Líderes Engajados em Ação, Discurso e Serviço): LEADS é um clube que tem o objetivo de estimular liderança e formar alunos como modelos de tomada de iniciativa, atraindo-os para conversas sobre questões mundiais e para servir ao próximo. Vamos desenvolver e estimular a fala em público e como jogar o jogo da paz.

• Clube de Matemática: O Clube de Matemática é destinado a todos os alunos do ensino fundamental e médio que querem se preparar para as diversas olimpíadas de matemática ou simplesmente gostam de desafios matemáticos. Até setembro, nós focaremos na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), resolvendo provas antigas e discutindo tópicos importantes para quem participará na segunda fase da competição. Depois disso, os alunos serão desafiados com questões e enigmas buscando o desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, bem como novas habilidades matemáticas.

• Clube MUN: O Clube MUN é uma simulação das Nações Unidas. Os estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e tudo o que diz respeito às Nações Unidas. Trabalham juntos representando países, pesquisando pontos de conflito da atualidade e propondo soluções para a comunidade internacional. Participam de diferentes simulações e competições nacionais e internacionais, momentos em que conhecem relações sociopolíticas entre países.​

• Clube de Fotografia: O Clube de Fotografia é aberto a todos os alunos do 6º ao 8º Ano interessados em tirar fotos com seus smartphones. A missão é oferecer oportunidade de mostrar o amor por fotografia e ampliar as habilidades de tirar fotos. Em cada encontro, a meta é melhorar a qualidade das fotos, aprendendo ajustes de posição, composição e iluminação. Há bastante tempo para praticar as habilidades desenvolvidas. Não é necessário experiência anterior.

Os estudantes podem, também, envolver-se em projetos ecológicos como o Fábrica Escola, a Horta Mandala e YES WE CAN. Eles assumem liderança em campanhas ecologicamente corretas, para se conscientizar do mal uso de materiais e para coletar objetos que podem ser reutilizados.

Oferecemos, ainda, projetos de serviço comunitário de que os estudantes podem participar: Learning 4 Fun, Nations Radio e Speak Up.