A Escola das Nações se compromete em contínua melhoria a fim de impactar a aprendizagem dos alunos, o fortalecimento da comunidade EdN, o cumprimento da missão e da visão institucional. A análise de dados é uma ferramenta essencial para orientar os esforços a fim de propiciar o entendimento da evolução educacional dos estudantes e suas necessidades, bem como a eficácia dos programas.
Assim, convidou o renomado consultor Sr. Scott Genzer, chefe executivo da empresa de consultoria Genzer, para treinar professores e toda a equipe EdN na análise de dados. Genzer trabalhou com os professores no dia 18 de setembro e com a equipe de Tecnologia da Informação nos dias 19 e 20.
Ele explorou práticas de uso de dados na educação, deu orientações apontando práticas para sistematizar melhor a coleta e a análise de dados. Explicou ideias de exatidão versus precisão, correlação versus causalidade, tomada de decisões a base de dados-conduzidos versus dados-informados e ideias de triangulação.
Genzer compartilhou os Quatro Princípios Norteadores da Análise de Dados
Meça o que importa
Comunique o que os estudantes precisam alcançar e tenha os dados para garantir que cada um esteja no caminho certo para o sucesso. Caso seja importante, considere medir tais dados. Tudo pode ser medido. É uma questão de exatidão e precisão.
Possibilite o uso de dados
Dê aos professores e líderes treinamento, suporte e flexibilidade necessários para responder a eventuais perguntas e para agir quando necessário.
Seja transparente e ganhe confiança
Garanta que todos na comunidade escolar entendam como os estudantes estão, como a escola está, o porquê do valor dos dados, como a escola os utiliza, como eles são protegidos. Coletar dados sem usá-los viola o sentimento de confiança.
Garanta acesso e proteja a privacidade estudantil
Ofereça aos pais e professores informações contínuas sobre as performances dos estudantes e garanta que essas informações sejam mantidas em local seguro.
Professores e equipe EdN agregaram várias ideias a partir das orientações do Sr. Genzer. Utilizar dados de maneira efetiva para melhor informar sobre necessidades dos estudantes é essencial à prática profissional.
Sobre Scott Genzer
Scott Genzer é presidente e CEO da Consultoria Genzer, uma companhia de análise de dados educacionais fundada em 2013. Trabalha com escolas no Estados Unidos e no exterior, auxiliando-as a utilizar dados no aperfeiçoamento da aprendizagem tanto em seu escritório em Vermont quanto a distância. Scott trabalhou com educação primária e secundária de escolas independentes nos Estados Unidos e internacionalmente por 20 anos como professor de Matemática, professor de Ciências, assistente de diretor e diretor de escolas de Ensino Fundamental e Médio. É autor do livro “Estudos Matemáticos para a International Baccalaureate Diploma: Guia de Estudos”, publicado em 2009 pela Oxford University Press. Foi examinador sênior de Matemática para a instituição International Baccalaureate por mais de 10 anos. Fez palestras em conferências educacionais sobre Matemática e análise de dados durante muitos anos. E, recentemente, incluiu treinamentos em escolas na República Dominicana, Colômbia, Panamá e Curaçao, palestras na Conferência de Educadores da Tri-Associação Anual de 2016 em Guadalajara, México e na Conferência Latino-americana AdvancEd de 2016 em Atlanta, Geórgia. Tem diplomas nas áreas de engenharia, educação matemática, educação de liderança e é, também, um analista de dados certificado pela RapidMiner.