Qual é a maior influência sobre o aprendizado dos estudantes?

A equipe educacional e professores retornaram à Escola em janeiro, 22, para a Semana Pedagógica, período de capacitação profissional e desenvolvimento pedagógico.

Nos últimos três anos, a Escola das Nações tem focado capacitação profissional em análises e evidências científicas do meio acadêmico, considerando, especialmente, análises avaliativas, feedback dos alunos, uso de rubricas e estratégias instrucionais.

No dia 22, foi a abertura da Semana Pedagógica. Professores e demais membros da equipe pedagógica retornaram à Escola para o planejamento do segundo semestre (2017-18) e para a capacitação profissional referente a estratégias instrucionais, buscando expandir o repertório de técnicas de ensino e de aprendizado.

Estratégias Instrucionais

A Escola das Nações trouxe, pela terceira vez, a consultora internacional de educação, Bambi Betts, para trabalhar com a equipe pedagógica por três dias - 23-25. Bambi Betts exerce o cargo de diretora do Principals’ Training Center and Teacher Training Center. Ela foi convidada para compartilhar estratégias educacionais e feedbacks sobre nossos planejamentos de ensino e de aprendizado.

Na terça-feira, 23, toda a equipe pedagógica do campus da Educação Infantil e do campus principal se encontrou no auditório para uma apresentação geral sobre teorias e estratégias pedagógicas divulgadas no meio acadêmico. Foram apresentadas as seguintes perguntas norteadoras aos professores.

• O que sabemos, segundo pesquisas e meio acadêmico, sobre aprendizagem de crianças?

• O que isso implica sobre nossas práticas instrucionais?

A partir dessa apresentação, Bambi Betts aprofundou sobre definição de aprendizagem, mitos e verdades em relação a técnicas de ensino e implicações do emprego de experiências de ensino eficazes. Alguns dos fatores-chave para experiências de ensino eficazes apreendidos incluem os seguintes:

• Conhecendo nossos estudantes como aprendizes;

• Conhecendo nosso currículo em um nível conceitual;

• Conhecendo nossa pedagogia;

• Conhecendo nossas avaliações.

Nos demais dias, Bambi Betts teve encontros específicos com os profissionais de todos segmentos da Escola: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Eles foram orientados a fazer corresponder objetivos pedagógicos a estratégias de ensino pragmáticas e eficazes, harmonicamente.

Exemplos:

De acordo com nossa coordenadora de Ensino e Aprendizagem, Ana Duque, os workshops de Ms. Bambi trazem exemplos ricos e concretos, diversos materiais acadêmicos, que todos os professores podem empregar para aprimorar seus planejamentos de ensino.

“Durante cada sessão, os professores tiveram oportunidade de revisar planos de aula, aplicar os conceitos aprendidos e visualizar caminhos para desenvolver melhor a aprendizagem dos alunos. Todos puderam avaliar diferentes aspectos da prática pedagógica identificando o que poderia ser aperfeiçoado” - complementou Ms. Duque.

Depois do feedback construtivo da consultora Ms. Bambi Betts, os membros da equipe pedagógica revisaram os planejamentos das próximas etapas. As estratégias de ensino discutidas vão ser trabalhadas ao longo do ano letivo.