Semana Pedagógica

Durante a semana pedagógica, Linda Henke apresentou um workshop de três dias sobre Project Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Projetos

Na Semana Pedagógica, a consultora educacional Linda Henke retornou à Escola das Nações para continuar ações de aperfeiçoamento na abordagem Reggio Emilia. Ela apresentou, também, um workshop de três dias aos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre Project Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Projetos, entre os dias 24 e 26 de julho.

O workshop introduziu o PBL validando muito do trabalho pedagógico já realizado na Instituição. Esclareceu dúvidas e estigmas relacionadas ao Projeto e ampliou, para nossos professores, o repertório de ferramentas para ações pedagógicas. Forneceu protocolos e guias para que os docentes enriqueçam discussões em sala de aula e em atividades. Dentre vídeos, artigos, pesquisas, livros e experiências pessoais, Linda Henke compartilhou vários recursos para ajudar nossa equipe a se familiarizar com o PBL. Os segmentos do Fundamental e do Médio tiveram um começo de ano produtivo no planejamento anual de aula - uma colaboração entre equipes e departamentos na formulação de questões norteadoras, comparações com normas e benchmarks, atividades e rubricas para avaliação dos projetos. Ela ofereceu consultorias e bate-papos individualizados com os docentes à medida que eles produziam planos em PBL integrando diferentes áreas de ensino.

A Semana Pedagógica foi extremamente relevante para as equipes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os dois segmentos desenvolveram práticas de ensino fundamentadas na missão, na visão e nos princípios institucionais. Estamos ansiosos para receber novamente nossa consultora em encontros futuros com objetivo de apresentar resultados e métricas das primeiras etapas de implementação do PBL. A Aprendizagem Baseada em Projetos vai nos permitir lapidar os projetos já existentes na Escola. Esperamos que essa modalidade pedagógica inspire os alunos a desenvolver novos projetos e estimular ideias que provoquem impacto não apenas neles mesmos, mas na sociedade.

Quem é Linda Henke?

Linda Henke é consultora educacional. Ela trabalhou como Diretora Executiva no Centro Santa Fé para Transformação de Liderança Educacional durante quatro anos. Aposentou em 2012 como superintendente aclamada do distrito suburbano de Maplewood Richmond Heights, em Missouri. Tem mestrado em Relações Públicas pela Iowa State University e Ph.D. em liderança educacional pela University of Iowa.

O que é Project Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Projetos

Project Based Learning (PBL) é um método de ensino que promove educação aprofundada nas salas de aula. No desenvolvimento do PBL, os estudantes trabalham em um grande projeto que os leve a abordar problemas reais do cenário global ou a responder a questões complexas. E o mais importante - os alunos são convidados a apresentar descobertas, conhecimentos construídos e competências em formato de um produto ou de uma apresentação como etapa final. O PBL promove, naturalmente, o desenvolvimento de habilidades do século XXI, desperta a criatividade discente e sua motivação para aprender cada vez mais.

Por que Project Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Projetos

Project Based Learning (PBL) pode ser transformadora para os estudantes. Ao lhes apresentar uma mistura para escolha, conceitos cognitivos e atividades práticas, contextualizada em um cenário global, os projetos estimulam engajamento em uma aprendizagem profunda e duradoura.

Sete razões de usar o Project Based Learning

1. PBL constrói competências necessárias para cursos universitários, carreira e vida.

2. PBL torna a escola mais atrativa para os alunos.

3. PBL aprimora o aprendizado.

4. PBL conecta alunos e escolas com comunidades e o mundo a fora.

5. PBL proporciona oportunidades para os estudantes usarem tecnologia.

6. PBL promove equidade educacional.

7. PBL faz do ensino algo mais agradável e gratificante.

Fonte: Buck Institute for Education. (n.d.). Why project based learning (PBL)? <http://www.bie.org/about/why_pbl>