Estudantes ensinam uns aos outros como transformar reciclagem em arte

Alunos do Grade 2 criaram figuras de animais a partir de materiais reciclados e, depois, mostraram aos colegas de turma como fizeram

Jogamos fora muito lixo todos os dias - garrafas de plástico, papel, latas de alumínio. E se, em vez de descartar tudo isso, usássemos os materiais para criar pequenas obras de arte?

Os estudantes do Grade 2 foram desafiados a criar um personagem a partir de uma fábula que escreveram nas aulas de Inglês, projetando um modelo do personagem animal com materiais recicláveis. Eles aplicaram suas habilidades artísticas e perceberam o quão criativos podiam ser com latas de refrigerante, tampas de garrafas e rolos de papel higiênico - no estilo DIY!

Depois de criar modelos a partir do zero, escreveram um roteiro de "como se faz", com textos instrucionais, explicando aos colegas e professores, em detalhes, o passo a passo. Enriqueceram a redação dos comandos com palavras de transição ao explicar a criação dos personagens.

Em seguida, criaram breves apresentações de eslaides, detalhando os procedimentos seguidos, novamente, passo a passo. Aprenderam a organizar as apresentações com escrita e ilustrações. Alguns até aprenderam a fazer animação!

Projetos práticos são muitos importantes para o aprendizado. Ana Dalmaschio e Lexi Guthrie, professoras que pensaram nessa atividade, disseram que o objetivo era desenvolver habilidades de escrita, de computação e habilidades motoras finas. E complementaram dizendo que os alunos também aprendem quando ensinam aos outros. Como diz o ditado, "ensinar é aprender novamente".