Festival das Nações e Feira do Livro

Atualizado: 3 de jun. de 2022

Comunidade da Escola das Nações participa de venda de livros, jogos de xadrez e conhece a cultura de 16 países

Celebrados no dia 14 de maio, o Festival das Nações e a Feira do Livro ocorreram de forma presencial no campus da sede e no campus da Educação Infantil. Homenageando culturas ao redor do mundo, e também os próprios alunos, os eventos em conjunto envolveram danças, vestimentas típicas, venda de livros e decorações que deixaram a Escola com ambientes especiais, temáticos e interativos para o público.

No festival, além dos projetos artísticos desenvolvidos, os estudantes exploram características de diferentes países, pondo em prática o que conheceram. Do Nursery ao Grade 12, cada turma representou um país. Neste ano, os selecionados foram Inglaterra, Itália, Porto Rico, Jamaica, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Portugal, México, França, Japão, Holanda, Suíça, Samoa, Áustria e Brasil.

Com objetivos que ultrapassam os limites visuais, o evento ajuda os alunos tanto no desenvolvimento acadêmico, quanto no pessoal. Segundo Ms. Ana Maria Mayr, orientadora educacional do Ensino Fundamental 1, o festival representa a diversidade cultural que a Escola tem e preza. É , também, uma oportunidade de homenagear os estudantes que vêm do estrangeiro e podem compartilhar sua cultura no novo ambiente.

“O festival marca! Os alunos não esquecem. Quando chegam ao final do High School, se perguntarem a eles quais países estudaram na vida escolar, com certeza, vão se lembrar. O festival pode até fazer com que eles queiram visitar esses países! É uma forma de mostrar a missão e a visão da escola e como construímos os verdadeiros cidadãos do mundo.” - comenta Ana.

Feira do Livro

Marcando presença para enriquecer o festival, a Feira do Livro de 2021-22 ofereceu diversas atividades para o público. Entre elas, a venda de produções textuais de alunos e de obras nacionais e internacionais, com foco no público infantil e infanto-juvenil. Estandes das autoras Ms. Simone Azevedo e Ms. Lisa Perskie também foram postos na feira, para que a comunidade pudesse conhecer e apreciar as obras “O vaivém da linha” e Laela Moonlight”.

Além disso, a equipe da biblioteca convidou um instrutor de xadrez e disponibilizou um espaço especial com tabuleiros do jogo para aqueles que quisessem se aventurar em uma partida. Para integrar mais os alunos e familiares no universo dos livros, convidados especiais da companhia de teatro "Caixa Cênica" estiveram presentes no evento. Os personagens Leão, Homem de Lata, Espantalho e Dorothy, todos da obra “O mágico de Oz”, alegraram o público do campus da sede. Inspirados em páginas de livros, os personagens Lady Book e Mr. Book também garantiram diversão para todos, em ambos os campi.

De acordo com a bibliotecária da Escola, Ms. Bárbara Vidal, a feira tem como propósito criar oportunidades e estímulos literários para toda a comunidade escolar.

“O evento, tradicional da Escola das Nações, busca formar cidadãos do mundo que estejam bem-preparados e maduros, tanto cultural quanto politicamente. Tentamos fazer com que os alunos compreendam o mundo e promovam transformações sociais necessárias ao desenvolvimento acadêmico e moral”, comenta Bárbara.

Be a Source of Hope

O evento contou com a presença de 780 pessoas no campus da Educação Infantil e 1600 na sede. Para Ms. Lisa, diretora executiva da Escola, a celebração foi enriquecida com a expressão do sentimento de esperança. Inspirado na campanha anual de 2021-22, “Be a Source of Hope”, o festival ofereceu, para ex-alunos, pais, familiares e funcionários, uma reflexão sobre a importância de abraçar diferentes culturas.

Clique aqui para ver fotos do evento. Esperamos que gostem!