É sólido, líquido ou gasoso?

Alunos aprendem estados físicos da matéria por meio de experiências

O que acontece com uma vela, quando você a acende?

O que aconteceria com uma garrafa de refrigerante, se você a deixasse aberta por muito tempo?

Cientistas são muito curiosos quanto ao funcionamento do mundo - sempre questionam como e por que as coisas funcionam do jeito que funcionam. Estão interessados em inventar e tornar o que já foi inventado algo ainda melhor! Enquanto fazem experiências e descobertas, observam cuidadosamente o ambiente ao redor, exploram novas ideias e continuam a experimentação!

Nos estudos de Ciência sobre estados da matéria, os alunos do Grade 2 fizeram experiências para explorar os três estados físicos da matéria - sólido, líquido e gasoso. O objetivo foi focar as propriedades e como elas mudam quando aquecidas ou resfriadas. Os estudantes tiveram liberdade de usar a criatividade para escolher os experimentos e gravar a execução deles em vídeo enquanto explicavam aos colegas.

Oskar Radonjic, Grade 2B, usou uma vela para mostrar como a cera se torna líquida, quando aquecida, e como se torna sólida, quando resfriada. Com a ajuda de seus pais, enquanto conduzia o experimento, ele também observou o estado gasoso na forma de fumaça, quando soprou a vela.

Para Lexi Guthrie, professora do Grade 2, a experiência e o aprendizado, na prática, são ótimas maneiras de descobrir e desenvolver habilidades.

“Ao realizar um experimento, os alunos também podem praticar diferentes tentativas e aprender com seus erros. Essa também foi uma ótima maneira de compartilhar seus vídeos e se sentirem conectados, assistindo aos vídeos uns dos outros e dando feedback aos colegas. Alguns alunos até tiveram o irmão ou a irmã mais nova como assistente! Foi ótimo ver famílias trabalhando juntas para neste projeto. ” - Lexi Guthrie, professora do Grade 2

Aprendizado a Distância na EdN

Lexi Guthrie acredita que o aprendizado a distância tem oferecido novas experiências à comunidade escolar. Além de desafiá-la a pensar mais “fora da caixinha” ao implementar atividades, acredita que a modalidade a distância ajudou os estudantes a ter mais independência.

“Quando começamos, algumas semanas atrás, alguns alunos não sabiam como encontrar uma atividade ou onde acessar. Agora, eles navegam no Google Classroom, concluem tarefas, entregam deveres e dão feedback uns aos outros. Assim como qualquer novo projeto, estamos aprendendo juntos. Sou muito grata às famílias pelo apoio que estão dando em casa.” - Lexi Guthrie, professora do Grade 2

William Dixon, Grade 2B

3.989 visualizações